SAUNA SAGRADA

 

A sauna em si é uma cerimônia que vai além desta definição,

pois ela tem ingredientes de Cura, Renovação, Transformação

e Sacrifício. A sauna é construída de forma circular. Este for-

mato de casco de tartaruga ajuda a gerar pensamentos posi-

tivos e propícia o direcionamento de boas preces ao Grande

Espírito, a Mãe Terra, a nós mesmos e a nossos semelhantes.

Devemos sempre nos lembrar que, diz que o sucesso na

transformação é sempre precedido de um caos, e a Sauna

Sagrada cria esse caos, visando trazer benefício para nós.

A cerimônia da Sauna Sagrada utiliza todos os Elementos

do universo: terra, água, fogo, e ar. Todos os elementos usa-

dos na sauna são sagrados para nós e devem ser entendidos

profundamente se nós realmente desejamos nos purificar;

o poder de uma coisa ou um ato está no significado e a sua

compreensão.

 

A sauna é construída de forma circular. Este formato de casco

de tartaruga (também considerado como útero da Mãe Terra),

ajuda a gerar pensamentos positivos e propícia ao direciona-

mento de boas preces ao Grande Espírito, a Mãe Terra, a nós

mesmos e a nossos semelhantes.

 

As pedras também são seres vivos que têm poderes especiais

e devem ser tratadas com respeito. Elas são portadoras dos

Registros da Terra e, enquanto liberam o vapor, vão nos

transmitindo suas lições. Para contar com sua ajuda nessa

jornada, conversamos com elas solicitando sua ajuda, e pedindo desculpas por ter que tirá-las do seu habitat natural. Mais uma vez oferecemos tabaco ou fubá, para aquelas que sentimos a vibração de que estão dispostas a nos ajudarem, sacrificando-se por nós nesse processo de purificação.

 

Formamos uma fila indiana para entrar na sauna. Ajoelhamos na porta, nos humilhando perante os espíritos, à medida que entramos no ventre da nossa Mãe Terra. Ajoelhados ainda na entrada, falamos: - “Mitakue Oyassin” - Somos todos Irmãos, dedicando assim nossa purificação e sacrifício a todas nossas relações. Todos os participantes repetem essas palavras, ou simplesmente falam: - A todas nossas relações.

Ao entrarmos na sauna, seguimos pelo lado esquerdo, cruzando por trás do buraco no sentido horário, e ocupamos os nossos lugares. Em hipótese alguma, podemos cruzar esse fluxo de energia, que vai do Fogo Sagrado até o buraco dentro da Sauna Sagrada. Na saída da sauna, devemos fazer o caminho inverso, evitando cortar o fluxo.A escuridão faz aflorar o sentimento de volta ao ventre da Mãe Terra e nos concede um lugar seguro para renascermos. As quatro primeiras pedras que são trazidas representam a quatro direções sagradas: leste (mental), sul (emocional), oeste (física) e norte (espiritual). Aos poucos as outras pedras vão entrando e ocupando o seu lugar no ventre da Mãe Terra.

 

Invocamos o Grande Espírito, a Mãe Terra, as quatro direções e seus guardiões, e também a todas as nossas afinidades. Oramos e agradecemos ao Grande Espírito, pedindo pelos nossos familiares e irmãos que se encontram em sofrimento. Confessamos os nossos pecados e violações contra as leis do Criador e a Mãe Terra, mesmo que de forma involuntária. Pedimos perdão pelas ofensas, danos e injúrias causados a qualquer irmão da Natureza. À medida que transpiramos, e que nosso suor retorna a Mãe Terra sob forma de vapor, a Terra passa a ser novamente nutrida. E quando a porta da sauna é aberta, o vapor viaja em direção ao Grande Espírito.

 

Permanecemos no interior da sauna por tempo indeterminado, tanto podem ser vinte minutos, duas horas ou até mais. Solicitasse que todos os membros fiquem até que o Piloto da Sauna, também chamado de Mestre de Cerimônia, diga que chegou a hora de sair. Porém, algumas pessoas, acham a temperatura demasiadamente alta e não consegue chegar até o final, sendo, então permitido ao mesmo que sai depois de pedir “licença para sair” ao Mestre da Cerimônia, e aguarde do lado de fora da sauna até o fim da cerimônia.

 

Saímos da sauna renascidos e recriados.

 

Depois da sauna, compartilhamos um lanche em grupo que também faz parte da cerimõnia.

 

  • c-facebook

© Dançando a Luz